Educação Infantil

Vemos a primeira infância como um período crucial na vida das crianças, sendo nesta fase que elas adquirem capacidades fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que irão impactar na sua vida adulta.
Oferecemos às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar, porém, que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil. Concebemos então o brincar das crianças no cotidiano pedagógico como algo inerente ao interior do processo de construção do conhecimento. Acreditamos que não há forma de se realizar o trabalho em Educação Infantil sem O JOGO – simbólico, de regras, corporal – pois é ele que permite à criança elaborar seu pensamento. É brincando, jogando, que a criança torna concreta sua forma de pensar.
Na Vila Criança o conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas, sim, fruto de um imenso trabalho de criação, significado, e ressignificação através de variadas experiências, tais como, aula de artes, culinária, educação cristã, música, hora do conto, educação alimentar, além de vivenciar de forma significativa e prática os conteúdos envolvidos em temas mensais chamados eixos temáticos.
A construção de valores como cidadania, respeito e amor da criança por si e pelo próximo, a solidariedade e o cuidado com o meio ambiente fazem parte da proposta pedagógica da Vila Criança.
Em cada turma de Educação Infantil, atendemos grupos de, no máximo, 15 alunos, sempre assistidos por uma pedagoga e uma auxiliar de sala.