VILA CRIANÇA

Em nossa escola o afeto é o principal combustível para que tudo acontece. As crianças precisam se sentir ouvidas em todas as suas necessidades, acolhidas com respeito em todo o tempo de permanência na escola. Para isso temos adultos disponíveis, acolhedores e responsáveis, conduzindo o cotidiano com inteireza, sempre na busca de escutar as entrelinhas do que as crianças nos comunicam. Todos as experiências vividas na escola das infâncias têm a mesma importância, desde as vivencias nas situações de rotina como alimentação, trocas de fraldas e banho, até o acesso aos direitos de aprendizagem. Um cotidiano pensado para contribuir com o desenvolvimento e as aprendizagens dos nossos meninos e meninas.

Filosofia de Ensino

Em nossa prática, buscamos nos aproximar a cada dia, da abordagem de Reggio Emilia com todas as contribuições de Loris Mallaguzzi. Nessa abordagem, a criança é o centro de tudo que acontece, objetivamos aproveitar as potencialidades delas, organizando todo o cotidiano e nossos espaços de forma que convide nossos meninos e meninas a vivenciarem experiências potentes de aprendizagem. Para fazer acontecer, valorizamos o trabalho com pequenos grupos, o brincar como a principal linguagem da infância e utilizamos continuamente a documentação pedagógica como ferramenta de avaliação da ação dos educadores e das aprendizagens das crianças.

Estrutura

Pensando em espaços organizados que favoreçam a socialização e a aprendizagem de nossas crianças de forma harmoniosa e completa, a Vila Criança conta com amplas salas de aula, boa ventilação e iluminação, decoradas e adaptadas às necessidades das crianças, considerando-se a faixa etária.
Contamos com os seguintes espaços:
1. Banheiros infantis adaptados
2. Cantinho do sono
3. Refeitório infantil adaptado
4. Cozinha
5. Parquinho Infantil
6. Pátio
7. Berçário
8. Salão multiuso
9. Recepção e secretaria
10. Sala de coordenação
11.Sala de professores
12.Sala da direção